Páginas


sábado, 30 de abril de 2011

Encontro estadual do CPC-RN em Currais Novos


Aconteceu neste sabado, dia 30 de abril, mais um encontro do Centro Popular de Cultura do Rio Grande do Norte. Desta vez o evento se deu nas dependências do IFRN - Campus Currais Novos. Na ocasião, houve exposições de trabalhos artísticos que retratavam a cultura potiguar, como apresentações teatrais, exposição de artes plásticas, e fóruns de discussões acerca do assunto. As cidades de Upanema, Passa e Fica, Nova Cruz, Mossoró, entre outras cidades também vieram expor seus trabalhos para a população curraisnovense. Mais uma vez o IFRN mostra sua preocupação para com o desenvolvimento socio-cultural da população, a cultura sempre foi tratada como uma das prioridades da educação do Instituto Federal. O CPC é uma ONG que possui sede na cidade de Nova Cruz, e que tem ralizado um trabalho muito importante para o fortalecimento da cultura norte-riograndense

O bom cheiro do Poder

Tratando-se de atrativos para que determinados movimentos conquistem adeptos, o que mais arrasta as grandes multidões é uma palavra bem cheirosa que, dependendo da forma que seja usada, pode proporcionar grandes favorecimentos ao bem comum, como também pode arruinar a uma grande maioria para que possa enlatecer uma minoria oligarquista. Me refiro a todos os sentidos que remetem à palavra PODER.
Na política partidária, por exemplo, o poder tem mostrado que onde ele estiver é certeza ter uma numerosa quantidade de elementos em busca de algum benefício individual. Quando o poder não é um ponto forte em determinada ideologia, contam-se nos dedos de uma mão os interessados em vislumbrar o que tal ideal possa trazer-lhe de benefício, não individual, mas que lhe contemple e contemple aos que estiverem ao seu entorno. Em um encontro que apenas representa diálogo sobre possíveis soluções para as problemáticas que tomam conta da humanidade, encontram-se pouquíssimas pessoas que estão ali sem nenhum interesse que não seja coletivo. Em contrapartida, quando envolve fatores econômicos, confraternizações ou é simbolo de Status social, neste sim, é agregada aquela multidão faminta e dependente do poder.
Para materializar o que defendo, cito o exemplo do encontro de fundação do Partido Social Democrata no Rio Grande do Norte. Primeiro, o encontro aconteceu no Praia Mar Hotel, na capital do estado. Segundo, estava sendo fundada a legenda do homem que administra o segundo maior orçamento do Brasil, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Terceiro, as chances de alcançar o poder eram bem mais numerosas alocando-se neste partido do que em outro qualquer que não tivesse representatividade nos quadros e não oferecesse poder, apesar de sua história, apesar de sua proposta de desenvolvimento social. É nessas oportunidades, que nós, jovens eleitores, percebemos quem está interessado em fazer pelo coletivo, assim como, tambem, quem visa somente os benefícios imediatos e individuais.

Presidente estadual do PC do B reúne diretório caicoense e garante: "Roberto Germano fica no partido"

Ainda na entrevista que concedeu à Rádio Caicó AM, o presidente estadual do PC do B, Antenor Roberto comentou sobre os constantes convites que o ex-prefeito Roberto Germano vem recebendo, para deixar o partido e se filiar ao PMDB. Ele, após a reunião de mais de cinco horas em Caicó, saiu garantindo que Roberto Germano fica no PC do B, e vai ser o candidato a prefeito pelo partido.

Seguem trechos da entrevista que será veiculada no Panorama Seridó (Rádio Caicó AM) desta segunda-feira (02):

Marcos Dantas - Qual foi o objetivo e sua avaliação dessa reunião em Caicó?
Antenor Roberto - Foi uma retomada da reorganização do partido, porque aconteceu no Plano Nacional o sétimo encontro sobre a organização do partido. O PC do B está hoje fazendo o contrário de outros partidos, montando cada vez a concepção de partido, com organização, militância, com estruturação partidária. E como temos uma pré-candidatura a prefeito, com a representatividade social que tem Roberto Germano, precisamos discutir que partidos vão responder a estas exigências na discussão atual. Temos também o vereador Almir Filho na Câmara Municipal. Você tem que ter vereador e um candidato, mas tem que ter um partido funcionando pra permitir a formação de aliança, porque agora se trata de construir uma ampla aliança em torno de uma pré-candidatura, que já mostrou nesta ultima eleição mais uma vez, que o povo quer fazer dele, prefeito de Caicó.

Você chega à Caicó em um momento onde Roberto Germano recebe vários convites para deixar o PC do B. Nesta reunião de hoje, ele garantiu que fica no partido?
Sim. Garantiu sim. Até porque ele já tinha conversado com o partido e explicado as razões destes convites. E é normal. Qual o partido que não quer um Roberto Germano na sua fileira? Mas a historia mostra que nós soubemos combinar um Roberto Germano de uma historia ligada ao povo, mas também com alguém que precisa avançar politicamente, numa perspectiva deste campo que a gente atua hoje no Brasil, que é o governo Dilma Roussef, sucedendo os dois governos de Lula. Então essa realidade precisa de materializar em cidades de porte, como Caicó, já que amadureceu e está em condições de ter forças políticas governando, em sintonia com o governo federal.

Então Roberto Germano continua sendo a opção do PC do B para disputar a prefeitura de Caicó?
Não só do PC do B, porque não podemos ter uma visão egoísta dele, como candidato apenas do PC do B, mas em uma ampla aliança também. Daí nós vamos conversar com o PT, PMDB, PDT, PV e agora com essa mudança no PR, vamos também conversar com o PR, que integra a base do Governo Dilma Roussef. Já conversei com a deputada federal Fátima Bezerra e nossa vontade é de discutir a sucessão das prefeituras do RN, não só olhando para Natal.

Essa permanência de Roberto Germano no PC do B se deve mais a condição dele de primeiro suplente da coligação com o PDT na Assembléia?
Não. A nossa relação com Roberto é política, porque o PC do B não foi o primeiro partido dele, ele já tem experiência de outros partidos. O que estamos mostrando é que alem da candidatura popular que ele representa, é preciso incorporar organicidade em torno dessa candidatura. Então, nós não estamos raciocinando apenas pelo lado da suplência, porque de qualquer forma é apenas uma suplência, já que o titular é do PDT. Mas nós podemos discutir com o PDT também, e agora com essa decisão do Supremo, uma possibilidade de em algum momento, Roberto Germano assumir esse mandato na Assembléia para fazer algum trabalho mais concreto com relação à Caicó, antes mesmo da eleição de prefeito.

O PC do B também pensa em acompanhar mais de perto o mandato do vereador Almir Filho em Caicó?
Foi com muita alegria que Almir Filho convidou o partido para uma reunião especifica na próxima quarta-feira, em razão do caos que tomou conta da política de Caicó, tanto no legislativo como no executivo. Ele está no fogo dessa crise da Câmara e como vereador de primeiro mandato, mostrou certa decepção com os mecanismos de funcionamento de uma Câmara Municipal, mas nós mostramos a ele a importância da participação do mandato do PC do B lá, e para boa surpresa, topou renovar seus propósitos com o PC do B de seu mandato, e convidou para uma reunião quarta-feira e discutir a reorganização do mandato e uma tática de atuação na Câmara, para tirá-lo um pouco do isolamento e ser vítima desse processo. Ele pediu o apoio do partido nesse assessoramento político e vamos fazer isso.

O PC do B quer disputar as prefeituras do próximo ano no maior número de municípios possível?
Você pra ter candidaturas precisa assentar em bases concretas. As urnas de 2010 mostraram que Roberto Germano tem representativa política e eleitoral para disputar, e por isso a sua pré-candidatura. Outro município foi Apodi, onde tivemos um excelente desempenho do professor Flaviano, e estamos dispostos a confirmar sua candidatura. Outro município será Parnamirim, onde Walter Fernandes, que é o presidente do PC do BV de lá, e vai apresentar sua pré-candidatura a prefeito. Já temos três cidades de porte grande. Em outras cidades, não podemos só pensar na gente e temos que ter reciprocidade. Onde o PT tiver condições de disputar, nós deveremos apoiar. Em Natal começamos a conversar com o PDT, mas sem excluir a aliança com o PT. Onde o PT estiver mais forte, nós apoiaremos, e onde tivermos mais condições, eles nos apóiam. Mesma coisa fazer com o PDT, também fazer isso com o PSB, já que em Mossoró eles podem apresentar de novo a candidatura de Larissa Rosado, mas tudo isso são conversas iniciais. É preciso ver a política com reciprocidade. Candidato bom não é só aquele que seu partido recebe apoio, mas também tem que saber apoiar outras candidaturas de sua base.

Qual a postura do PC do B com relação ao governo de Rosalba Ciarlini?
De oposição. Rosalba foi um dos fatos inéditos do Brasil. O DEM derrotou em primeiro turno a base aliada do presidente Lula. Foi um constrangimento na política tanto para o Governo como para o Senado. E nós estamos num momento de recomposição do campo do Governo Federal aqui no RN. Por isso precisamos ter paciência para construir candidaturas vitoriosas em Natal, na região metropolitana e em cidades como Caicó, Apodi, Mossoró, Parnamirim e outras.

Por Marcos Dantas

Presidente estadual do PC do B reúne partido neste sábado em Caicó para discutir eleições 2012

O presidente do diretório estadual do PC do B, Antenor Roberto estará em Caicó, neste sábado (30). A partir das 14 horas, ele participa de uma reunião com toda a diretoria caicoense do partido, que tem como presidente o ex-prefeito Roberto Germano. A convocação foi feita oficialmente pelo próprio Germano. Além de toda a diretoria, o vereador Almir Filho também foi convidado e é aguardado na reunião.
Na oportunidade serão discutidas as políticas de alianças para 2012, onde o PC do B esperar disputar a prefeitura de Caicó, tendo como nome principal o de Roberto Germano, e também será convocada uma conferência para a escolha do novo diretório caicoense do PC do B. Será a primeira reunião que Antenor Roberto terá com Roberto Germano, depois dos constantes convites de lideranças do PMDB, para que deixe o PC do B. A reunião será no Centro Educacional José Augusto (CEJA).

Por Marcos Dantas

PSDB e DEM adiam prazo para eventual fusão


Brasília (AE) - Na tentativa de se fortalecer nas eleições municipais de 2012, o PSDB e o DEM decidiram adiar a curto prazo uma eventual fusão dos dois partidos. A ideia é construir o maior número de coligações possíveis entre as duas siglas para as eleições do ano que vem. Adversários ferrenhos em vários Estados, tucanos e democratas estão convictos de que é praticamente inviável fazer a fusão até setembro deste ano, prazo máximo para que o novo partido se consolide e possa lançar candidatos às eleições de 2012.

Além disso, a cúpula do PSDB e do DEM teme ainda que a união das duas legendas, neste momento, funcione como uma janela para que os insatisfeitos deixem os partidos sem correr risco de qualquer punição. Pela legislação, os políticos com mandato que trocarem de sigla por motivo de fusão podem ingressar em qualquer outro partido, sem risco de perder o mandato. “Temos que pensar bem porque a fusão abre a janela para qualquer um poder sair. Tem que ser a médio prazo”, defendeu o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR).

“A fusão não é uma discussão para agora. É preciso fazer um grande trabalho de coligação para a eleição municipal de 2012. Para agora não vejo vantagem nenhuma”, afirmou o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que não afasta a hipótese das duas siglas se unirem para as eleições de 2014. “O que está vigendo é o esforço para que caminhemos juntos com o DEM e também com o PPS. Não há discussão sobre fusão neste momento”, afirmou o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE).

Adaptado: Tribuna do Norte

sexta-feira, 29 de abril de 2011

UBES realiza em Brasília Seminário Nacional de Educação. Confira a programação

Com o tema “Educação tem que ser 10”, o encontro acontece entre os dias 2 e 4 de maio, na capital federal, e irá pautar as 59 propostas de emenda das entidades estudantis ao Plano Nacional de Educação; ministro Fernando Haddad participa na segunda-feira.

De 2 a 4 de maio, segunda a quarta-feira, ocorrerá em Brasília o Seminário Nacional de Educação da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). São esperadas mais de 300 participantes, que irão ao longo dos quatro dias aprofundar o debate sobre o projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação (PNE), cujas diretrizes foram elaboradas em 2010 pelo movimento educacional durante a Conferência Nacional da Educação (Conae). O ministro Fernando Haddad confirmou presença na segunda-feira.

Foram aprovadas resoluções dentro do movimento estudantil emendas para alterar a proposta final apresentada pelo Ministério da Educação ao Congresso Nacional. Durante o seminário, a UBES irá debater as 59 proposta de emenda ao PNE apresentadas pelas entidades estudantis a parlamentares dos partidos que já se comprometeram com as reivindicações dos estudantes.

Entre elas, há duas questões de destaque: a demanda da meta de investimento em educação ser de 10% do PIB e a batalha por 50% do Fundo Social do pré-sal para Educação.

Passagem em sala de aula e blitz na Câmara
A UBES aproveitará o seminário para convocar a Semana Nacional de Passagem em Sala de Aula, quando todos os grêmios divulgarão essas emendas para um debate mais amplo junto aos estudantes de todo o Brasil. A entidade convocará também o seu 13° Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG).

No último dia do Seminário (4), a UBES pretende reunir todos os 300 participantes para uma blitz na Câmara dos Deputados, abordando parlamentares com objetivo de apresentar as propostas das entidades para o PNE.

Confira a Programação do Seminário:

2 de maio – Segunda-feira

09h – Reunião da Diretoria da UBES

12h - Almoço

14h – Mesa de Debate: Um novo Currículo para o Ensino Médio e a Educação em tempo integral

» Maria Pilar (Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica)

» Madalena Guasco (CONTEE)

» Remi Castioni (Professor da UNB)

» Iberê Lopes (Cebrapaz)

18h – Mesa de Debate: Acesso e Permanência

» Gustavo Baduino (Secretário Executivo da ANDIFES)

» Marcos Coutinho (Parlamento Juvenil do MERCOSUL)

» Ângela Guimarães (UNEGRO / Secretária Nacional de Juventude)

21h - Jantar



3 de maio - Terça-feira

09h – Mesa de Debate: PNE 2011 – 2020 “Educação tem que ser 10”

» Dep. Fátima Bezerra (Presidente Comissão de Educação da Câmara Federal/PT)

» Dep. Gastão Vieira (Presidente Comissão Especial do PNE na Câmara/PMDB)

» Dep. Ângelo Vanhoni (Relator do PNE na Câmara dos Deputados/PT)

» Daniel Cara (Coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito a Educação)

» Francisco das Chagas (Secretário Executivo Adjunto Ministério da Educação / Coordenador da CONAE)

12h40 – Almoço

14h – Mesa de Debate: O Ensino Técnico e o Desenvolvimento Nacional

» Belchior Oliveira (CONIF – Reitor do IFRN)

» Paulo Vinicius (CTB/Secretario de Juventude)

» Dep. Sibá Machado (PT)

18h – Aprovação das resoluções do Seminário de Educação e convocação do CONEG da UBES


4 de maio - Quarta-feira

A partir das 10:00h – Blitz do PNE

Programação sujeita a alterações


Serviços:
O que? Seminário Nacional de Educação - CREA - SGAS QD. 901 Conjunto D – Asa Sul (Ao lado do Galois) - Brasília-DF
Alojamento: Minas Tênis Clube - SCEN Tr 3 s/n lt 3 - Brasília-DF
Quando? Entre os dias 2 e 4 de maio
Como? www.comunicaubes.blogspot.com / @_ubes
Quanto? Gratuito

Da UBES

Site Oficial da UNE/UBES

Ministério Público quer condenação da ex-governadora Willma

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Natal instaurou, ontem, uma Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa, relativa a fatos ocorridos na Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), durante o governo Wilma de Faria, envolvendo também a filha da ex-governadora, a bancária Ana Cristina de Faria, e mais 6 nomes. A ACP pede ao Juiz que condene os envolvidos ao ressarcimento de R$ 433.275,91 aos cofres públicos, com atuação monetária e juros legais e a condenação por improbidade administrativa.
Segundo o inquérito, Ana Cristina foi cedida pelo Banco do Brasil para trabalhar à frente do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável. Os ônus dessa cessão seriam do governo do estado, que teria repassado ao BB, só em relação a novembro de 2010, a quantia de R$ 18.269,03. A apuração revelou que Ana Cristina nunca teria exercido a função e não cumpria expediente.

DN Online

Professores da rede Estadual de ensino deflagraram greve


Depois da greve dos professores do município, agora foi a vez dos professores do estado entrarem em greve na busca pelos seus direitos e de uma educação pública de qualidade. Eles exigem o cumprimento das leis que garantem o piso salarial e melhorias na infra-estrutura dos estabelecimentos de ensino. Segundo a representate do SINTE-Currais Novos, Profª Francisca Palmeira, a governadora Rosalba desde o inicío do mandato prometeu solucionar esse problema, mas nunca chega com uma data prevista, já se passaram mais de 100 dias de espera. De acordo com Francisca, não é mais nem possível reajustar os vencimentos pra esse ano, por falta de interesse da parte do governo do estado. É...a Rosa tá realmente fazendo acontecer!

Diretório local do PCdoB realiza encontro com os filiados


Na noite desta sexta-feira, dia 29 de abril, o blog esteve registrando o encontro onde se reuniram os membros do PCdoB com o propósito de planejar soluções para as problemáticas vividas pela população do município de Currais Novos, como também debater em torno da melhor forma de atuação do partido junto a esse contexto. Ou seja, foi discutida a situação da nossa cidade e, baseado nestes "laudos", foi traçado um planejamento sobre a melhor forma de contribuir com o solucionamento dentro das nossas limitações. O encontro contou com cerca de 15 participantes, entre filiados, simpatizantes e aliados políticos.

Representando o Diretório Estadual da legenda, o secretário de comunicação, Sr. Albério, destacou a necessidade da constituição de um plano governamental baseado na nossa ideologia política que girasse em torno das problemáticas que se arrastam na nossa localidade para que fosse apresentado à população como forma alternativa de gestão pública. Ele também ressaltou a questão das dificuldades de se gerir uma legenda que ainda não representa poder, isto é, que não tem nada em troca para oferecer, do ponto de vista de valores quantitativos. "A maioria das pessoas ingressam em um partido depois que ele consegue status de poder. A maior parte visa os benefícios físicos que pode adquirir junto ao partido, sem se preocupar com o histórico da legenda, sem saber nem os ideais que ela defende. Apesar de não ser um partido bem representado no poder, o PCdoB tem 89 anos de uma história marcante de lutas, de conquistas e de méritos, sempre em favor das minorias, das classes menos favorecidas." destacou o secretário.

O presidente local do partido, Chicão, referiu-se as dificuldades de conduzir o partido com suas limitações, relatou a intenção de reorganizar o partido para que o mesmo saia nos próximos anos fortalecido e com condições de disputar qualquer pleito com bons coeficientes. "É através das reuniões que nós percebemos quem quer dar sua parcela de contribuição ao partido, com quem podemos sempre contar. O PCdoB tem plenas condições de disputar um pleito com condições de eleger seu 1º vereador e até mesmo um chefe de executivo, só depende do interesse dos que o fazem. A esquerda tem que mostrar sua cara e disseminar o nosso projeto político para o município de Currais Novos".

O ex-vereador Francisco Paulino de Medeiros, Medeiros Contador, frisou a necessidade de se constituir uma oposição ao sistema governista em Currais Novos. "A oposição precisa se agrupar cada vez mais para que o sistema governista não relaxe para com os problemas que assolam nossa cidade. Currais Novos vive hoje esse caos administrativo por causa dos blocos que se formaram dentro da oposição. O sistema opositor, atualmente, se divide em três blocos, enfraquecendo o poder que ela teria se fosse unida. É imprescindível que se busque o apoio das lideranças de base para que se possa ter um diálogo direto com o estudante, com o produtor rural e com as demais classes da sociedade" finalizou Medeiros.

Quem também esteve presente foram os membros do diretório do PT, o presidente Ronaldo acompanhado pelo vereador Odon Jr. Odon lamentou o vácuo que existe no sistema político de Currais Novos, disse que é preciso que a esquerda monte seu projeto político e apresente a sociedade. O vereador se comprometeu em ajudar o PCdoB a montar esse projeto, disponibilizando seu direito de voz que possui no legislativo municipal. No encontro houve a participação do professor Salustiano e do jovem universitário Hitley, que simpatizam com o projeto do partido. Finalizando, o presidente ,Chicão , destacou a necessidade da união periódica dos filiados e simpatizantes do PCdoB para que o partido possa chegar em 2012 com um palanque próprio e fortalecido para disputar o pleito, tanto na chapa proporcional como na chapa marjoritária.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dilma quer conceder 75 mil bolsas de intercâmbio até 2014

A presidenta Dilma Rousseff disse ontem que o governo quer conceder 75 mil bolsas de estudos no exterior para estudantes brasileiros até 2014. Em seu discurso durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Dilma ainda pediu apoio de empresários para que até o final de seu governo, o Brasil envie 100 mil estudantes ao exterior para formação de mão de obra mais qualificada.

"Vamos recorrer a um mecanismo que vários países do mundo recorreram, que é enviar brasileiros e brasileiras para fazer, de forma parcial, ou de forma completa, cursos no exterior, nas áreas de ciências, sobretudo de ciências exatas", disse a presidenta para uma plateia formada em sua maior parte por empresários.

Dilma apontou a deficiência em mão de obra qualificada como um desafio que seu governo precisa enfrentar para que o crescimento da economia continue. Sem dar detalhes, a presidenta afirmou que, nos próximos dias, o governo vai lançar um programa destinado a formação profissionalizante, o Pronatec.

Fonte: Diario de Natal

4º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE em Salvador reúne mais de 700 estudantes de todo o país

O 4º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE reuniu entre os dias 21 e 24 de abril mais de 700 estudantes de todo o Brasil na Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Ondina em Salvador. Com a temática “Ô abre alas que as mulheres vão passar”, o 4º EME tratou das históricas bandeiras de luta do movimento estudantil tendo como enfoque as mulheres estudantes.

Durante os quatro dias de encontro, temas como assistência na universidade, aborto e a inserção das mulheres na política foram debatidos. O público feminino presente no evento reafirmou a atualidade da luta das mulheres e o compromisso pela superação do patriarcado, do machismo, do racismo, homofobia e lutando pela garantia de autonomia e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“A luta contra o machismo é fundamental e atual. O Brasil ainda está distante de ser uma sociedade igual para mulheres e homens. Queremos mulheres na política e no poder! Chega de machismo na universidade! Viva a luta feminista!” afirmou o presidente da UNE Augusto Chagas que participou cerimônia de abertura do 4º EME.

No encontro foi defendida a necessidade da UNE incorporar em seu debate a reforma política e agregar entre suas principais tarefas estudantis a luta por creches universitárias em tempo integral, a destinação de 30% de cotas para as mulheres na diretoria executiva e no pleno da entidade e a luta pela legalização do aborto.

Fonte: UNE Site oficial

Encontro do PCdoB - Currais Novos


O diretório local do PCdoB convida, em nome do atual presidente Francisco Alves Sobrinho (Chicão), todos os filiados e simpatizantes do partido para um encontro, nesta sexta-feira, 29 de abril, às 19:00, na sede do SINTE-Currais Novos, próximo a agencia do Banco do Nordeste, onde serão discutidos diversos assuntos sobre os novos procedimentos estratégicos e funcionais da legenda para os próximos anos. No encontro estarão presentes o diretório local e estadual do PCdoB. Algumas filiações estão previstas e provavelmente serão lançados os pré-candidatos a vereador. É de suma importância a presença de todos os filiados para que seja possível uma atualização dos dados cadastrais.
Desde já, ficamos gratos pela participação.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Que Senado é este?

Que Senado é este onde um Roberto Requião arranca o gravador das mãos de um jornalista, ameaça surrá-lo por causa das perguntas que lhe fez e devolve o gravador depois de ter apagado sua memória?

Onde um José Sarney, obrigado a se pronunciar, comenta timidamente a respeito: “Essas coisas acontecem”? Para afirmar logo em seguida: “Não, não foi uma agressão à liberdade de imprensa”.

E onde um Renan Calheiros, cinco vezes processado por quebra de decoro parlamentar, e uma vez forçado a renunciar à presidência do Senado para escapar de ser cassado, é escolhido para fazer parte do Conselho de Ética?

Por sinal, dos 15 titulares do Conselho a ser instalado hoje, oito respondem a processos ou a inquéritos no Supremo Tribunal Federal. São eles: Renan, Romero Jucá, Valdir Raupp, Mário Couto, Gim Argello, Jayme Campos, Acir Gurgacz e Antonio Carlos Valadares.

A vocação de ditador de Requião era por demais conhecida. O que talvez se desconhecesse para além das fronteiras do Paraná fosse sua extraordinária capacidade de ser cínico. Somente um cínico deslavado diria que o jornalista tentou extorquir-lhe respostas.

O jornalista perguntou o que quis perguntar. Nenhuma das perguntas foi descabida, como pode ser conferido no twitter do próprio Requião. Nenhuma delas soou desrespeitosa. De resto, Requião poderia ignorar as que lhe incomodassem. Assim procedem os políticos espertos.

Por Ricardo Noblat

Fonte: Robson Pires

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. É fechando que a gente cresce!

"É fechando que a gente cresce", Está aí...um bom slogan para o governo do estado.
Desde que o Democratas voltaram ao poder que se escuta notícia sobre o fechamento de determinados estabelecimentos públicos pelo estado afora. Primeiro veio a revolta dos funcionários do MEIOS, que prestavam um excelente serviço à população mas deixaram de exercer a função porque a governadora do DEM encerrou o contrato dos funcionários da instituição. Depois foi sabido do fechamento do Hospital Maria Alice em Natal, um ponto de atendimento de saúde que contribuía para o desafogamento do Walfredo Gurgel. A nobre governadora tenta incansavelmente fechar o hospital regional de Nova Cruz. O seu amigão querido, prefeito de Currais Novos, por sinal também do DEM, deixou que fechassem o Abatedouro Público Municipal obrigando os criadores voltarem ao tempo em que se abatia os animais no curral, o "veim" fechou os quiosques da feira livre, e sonha em fechar os da Silvio Bezerra de Melo...E você meu caro leitor, o que acha disso tudo? Na nossa opinião os dois estão "pau-a-pau". Pra não ficar penso pro lado de Geraldo Gomes, hoje pela manhã fiquei sabendo que a Central do Cidadão fechou as portas por não contarem mais com o serviço de internet. Acho que a governadora mandou cancelar o contrato.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Deputado Ezequiel Ferreira suplica ao governo do estado para que não permita o fechamento do HPJM.

Na sessão desta terça feira, o Deputado Estadual Ezequiel Ferreira de Souza chamou a atenção do Governo do Estado para com o Hospital Regional de Currais Novos. Relatou, em seu discurso, a péssima situação do atendimento básico de saúde na unidade que falta médico todos os dias e até material básico de funcionamento. O deputado frisou a questão de terem muitos deputados aliados da governadora que receberam centenas de votos na última eleição mas sequer procuram saber da situação do hospital. Ezequiel lembrou a conquista da UTI neonatal para o hospital, tida como luta dele, e lamentou o fechamento das duas UTIs(geral e neonatal). Por fim, o deputado cobrou um pouco de interesse da prefeitura para que construa uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no município para que desafogue mais as dependências do Hospital Regional Mariano Coelho/Pe. João Maria. Só faltou uma coisa: ter lembrado que a dívida pertencente ao hospital, cerca de 2 milhões, foi deixada pela administração passada, onde sua irmã era diretora administrativa da unidade (e que ainda pretende chegar ao palácio Raul de Macedo em 2012). Mas é questão de detalhes, talvez ele tenha esquecido...sei não.

"Hospital de Currais Novos é um defunto que aguarda ser sepultado" Diz o médico Eduardo Pontes

Hoje, em entrevista no programa TV Cidade apresentado pelo Pr. João Batista, o médico-vereador Eduardo Pontes falou sobre a atual situação do Hospital Regional Padre João Maria. Segundo o vereador, o caos em que se encontra o hospital é devido ao fato de ter bancado duas campanhas políticas nos últimos 6 anos. A antiga administração fez uma verdadeira manobra nos recursos que entravam no hospital. O deputado Ezequiel Ferreira de Souza era o responsável por indicar e excluir quem quisesse do hospital durante do governo Vilma/Iberê. O médico garantiu que se até o proximo sábado, 30 de abril, o governo do estado e a prefeitura municipal não tomarem nenhuma providência, o "defunto" será enterrado! E ainda tem gente querendo se candidatar a prefeita. Pode um negócio desses?!

Ataque homofóbico em Currais Novos

A jornalista Eliana Lima, da Tribuna do Norte, destacou em sua coluna um ataque homofóbico ocorrido em Currais Novos:

Após assistir ao espetáculo Paixão de Cristo, cerca de oito homossexuais caminhavam em direção à praça da igreja matriz quando foram abordados por quatro ‘jovens’, que, enfurecidos, agrediu o grupo.

O primeiro arrancou um galho de uma árvore e atirou contra o olho de um. Depois os encurralaram e atiraram várias pedras. Desesperados saíram correndo, alguns sagrando.

O grupo denuncia que os tais jovens não avaliam a gravidade dos atos, a contar que são menores de idade, assim, protegidos pela lei. Temem mais perseguição e a própria vida, pois acreditam em ato planejado. As pedras atingiram principalmente rosto, costas e cabeça. As vítimas ligaram para a polícia, que aconselhou revide, pois até a viatura chegar alguém já poderia estar morto.

Fonte: Blog do Robson Pires

Menos de 1 cm! Açude do Totoró transbordará a qualquer momento.


Para quem não acreditava muito em ver o Açude do Totoró "sangrando" este ano...está aí a surpresa: Faltando cerca de 1/2 cm para atingir sua capacidade máxima de água, o popularmente conhecido como Açude do Pico poderá sangrar nas próximas horas.

A notícia chegou de primeira mão de um morador da comunidade, o nosso amigo Hélio. Agora, como toda boa notícia boa arrasta uma ruim consigo, o problema com as estradas continuam mal-tratando a zona rural.

Depois que o açude começar a fazer sua lâmina de sangria, a estrada, que fica cortada pelo rio, ficará intransitável. Os alunos que dependem da via para chegar à escola ficarão sem aula um bom tempo. Quem tiver parentes na cidade terá uma alternativa, mas quem não tiver onde ficar na cidade. A região do Totoró e adjacências são tidas como vias da produção, e com a intransitabilidade das rodovias vai ter muito produtor prejudicado.

Todos os anos essa situação se repete e não tem ninguem com vontade política para solucionar o problema. Sim...só lembrando! O acesso à fazenda do prefeito Geraldo Gomes se dá pela mesma estrada, só que até à porteira de sua propriedade a estrada é muito bem conservada. O resto que se vire. E vale salientar que esse povo sempre arrasta uma boa parcela dos votos dos eleitores daquela região. Deveriam ter o mínimo de consideração. Enfim, só nos resta agradecer à benção que o Nosso Criador nos deu esse ano. Mais 2 anos de fartura e trabalho garantidos para quem mora na região circunvizinha do açude.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Além de queda, coice! Currais Novos FORA do programa Seguro Safra.

A mais nova (péssima) notícia que circula em Currais Novos é que os produtores rurais de Currais Novos ficarão fora do Programa do Governo Federal que garante o seguro safra. É...isso mesmo! A classe que menos é vista pelo poder público acaba de ser vítima da (in)gestão de Geraldo Gomes. Motivo?
O Exmo. secretário municipal de Agricultura e Abastecimento - que também é (eterno) Presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Currais Novos - não prestou conta de determinados procedimentos. A coisa anda de mal a pior para o Homem do Campo! Os produtores de leite já acumulam cerca de 60 dias de produção sem receber seus vencimentos. Estão vedendo seus animais para quitar as dívidas junto ao comércio. Muitos estão migrando para a periferia da cidade, entrando no mundo das drogas e da prostituição. A prova disso é o aumento nos índices de criminalidade da nossa cidade. Como se já não bastasse isso, vão ficar o ano de 2011 dependendo de esmolas pois não podem contar com o Seguro Safra. É, caro secretário...é abatedouro fechado há 7 meses, produtor sem receber há 60 dias, indices de criminalidade aumentando assustadoramente, prefeitura comprando migalhas da Agricultura Familiar, e por último a cidade FORA do Seguro Safra. A população quer uma explicação muito convincente, caso contrário...a coisa vai ficar preta!

Reunião bastante produtiva do PCdoB em Currais Novos.

Na noite desta segunda-feira, 25 de abril, aconteceu mais uma reunião do diretório local do PCdoB em Currais Novos. Como boa parte dos militantes do partido não tomaram ciência do encontro, a reunião contou com poucos participantes, sendo, porém, bastante produtiva.
Com a presença do atual presidente da legenda Chicão, do coordenador de juventude do partido Anderson Alves e dos militantes Edilson, Adriana Luciana e Medeiros Paulino, além do servidor público municipal e simpatizante do partido Carlos Magno, a reunião abordou diversos assuntos referentes aos destinos do partido, como estratégias para 2012 e procedimentos funcionais para legenda em Currais Novos.

Segundo o presidente Chicão, apesar das dificuldades que o partido vem enfrentando, os ventos sopram a favor de uma candidatura à chapa marjoritária em 2012, tendo como pontos fortes a súplica da população por um gestor que não confunda políticagem com gestão (tendo em vista as mazelas que cruzam o mandato do Democratas), e o fato de ser a única chapa ficha-limpa e que tem mais chances de conquistar o eleitorado curraisnovense. Chicão também citou os avanços que o Brasil mostrou nos últimos 8 anos e disse que Currais Novos não pode parar no tempo com o modelo obsoleto do DEM de governar.
Medeiros, bastante entusiasmado com a candidatura do próximo ano, mostrou determinação com o crescimento do partido em Currais Novos e fez uma explanação da situação atual do município. Disse, ainda, ser preciso a união dos partidos de esquerda para que se possa ter uma estrutura mínima para 2012. Edilson enfatizou a questão da busca pelo apoio das bases, como os conselhos comunitários (diga-se de passagem, desativados), com os grêmios estudantis, com as associações rurais e demais sindicatos. Adriana Luciana, que foi candidata a vereadora nas eleições de 2008, sempre presente em todas as reuniões, destacou a união, primeiramente, de todos os membros do partido. A empresária se pôs a disposição na união de todos os filiados. Carlos Magno, embora tenha encontrado a reunião se finalizando, demostrou afinidade com o projeto do PCdoB. A reunião foi bastante proveitosa no sentido de ter reascendido a determinação dos envolvidos no projeto, muito papo foi colocado em dia e as estratégias para o próximo ano ficaram moldadas. A expectativa é que o partido volte a se encontrar na próxima sexta-feira, 29 de abril, com a presença do presidente estadual da legenda, Antenor Roberto e do coordenador de finanças Albério, além de representantes dos partidos aliados. Finalizando, tirou-se a conclusão de que os rumos do PCdoB para o próximo ano já estão se encaminhando pro sucesso.

domingo, 24 de abril de 2011

Ex-governadora Vilma de Faria escolhe Currais Novos pra passar Semana Santa.

A maior parte dos políticos escolheram destinos fora do país para passar o feriadão. Uns pra Miami, outros pra Europa...Com a ex-governadora, Vilma de Faria, aconteceu o contrário.
Em vez do friozinho europeu, ou das praias de Miami, a guerreira escolheu a simplicidade do povo curraisnovense. Hospedada na fazenda Valle Encantado, propriedade do irmão, passou o feriado reunindo-se com lideranças, sempre acompanhada do ex-prefeito Zé Lins, amigo pessoal. No domingo pela manhã, abriu as porteiras da fazenda para imprensa onde falou sobre seu futuro político. Vilma declarou que o povo norte-riograndense a escolheu para designar o papel de oposição, mas não para fazer oposição tal como eles faziam durante seu governo. Mas uma oposição menos radical, que só venha a contribuir para o desenvolvimento do estado.

Vilma também visitou, em Lagoa Nova, um assentamento do programa desenvolvimento solidário, criação do seu governo.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feliz Semana Santa a todos!

O blog deseja a todos os seus visitantes e seguidores uma Semana Santa cheia de reflexões, de auto-resguardo e de conversão. Que durante esta semana nós possamos repensar nos nossos erros, fazer acontecer o que nós sempre repetimos na Oração do Pai Nosso, fazendo a vontade do Pai, perdoando a quem nos tenha ofendido, não caindo em tentações...Enfim, desejamos que este feriado não sirva de folga para beber, farriar e se divertir...mas que sirva de reflexão para que lembremos sempre do Amor que Cristo nos provou ter sacrificando sua própria vida pela absolvição dos nossos pecados.
Feliz Páscoa!
Carinhosamente, Anderson Alves.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Nem peixe, nem piaba...só manga!!!

Foi assim que ficaram os produtores de leite PRONAFianos. Em conversa com o blog, alguns produtores de leite da Vila das Cabras estão revoltados com a falta de pagamento da produção e desistimulados com sua atividade em função da falta de pagamento do Programa do Leite para com eles, que já acumula vencimentos correspondentes a 4 quinzenas de leite fornecido (referente a última de fevereiro, 2 de março e a primeira de abril). Segundo Chicão, presidente da associação da comunidade Santa Izabel, onde se localiza a Vila das Cabras, o atrazo do pagamento do leite vem trazendo grandes dificuldades à vida dos produtores, fazendo com que muitos cheguem a vender seus animais para pagar suas dívidas junto ao comércio de ração, mercearias, e até mesmo à companhia de fornecimento de energia elétrica. São comuns as promessas de que o pagamento sairá sempre na semana seguinte, sempre deixando o produtor frustrado ao ter que deixar suas atividades por fazer para ir receber o dinheiro para quando chegar lá...só MANGA!



Durante a conversa, um jovem produtor até brincou dizendo: E agora, quem poderá nos defender?

PCdoB de Currais Novos se reúne nesta segunda-feira dia 25

O PCdoB, diretório de Currais Novos, se reunirá na proxima segunda-feira, dia 25, as 19:30 no SINTE regional de Currais Novos, a fim de discutir estratégias e destinos do partido para as eleições do próximo ano. Na ocasião estarão presentes os militantes, a mesa-diretora e simpatizantes que planejarão a campanha de 2012. É provável que aconteça algumas filiações ao partido, principalmete de simpatizantes da classe estudantil.

Foto: Chicão (presidente do PCdoB - Currais Novos; Antenor Roberto (Presidente PCdoB estadual); Medeiros (Pré-candidato a prefeito pelo PCdoB;)


O partido pretende lançar, além de candidatos à proporcional, uma chapa marjoritária encabeçada pelo empresário do ramo de contabilidade Medeiros Paulino, ex-PMDB. Medeiros, como conhecido, é bastante influente no empresariado local e conta com o prestígio de boa parte da população. Ele já foi candidato à prefeito em outros anos e, em 2004, somou cerca de 5.500 votos. O PCdoB pretende, também, lançar seus candidatos a vereador, contando com pessoas dos mais variados ramos da sociedade, desde o esudante ao homem do campo. O partido, atualmente, é direcionado pelo produtor rural Francisco Alves Sobrinho, popularmente conhecido como Chicão. Para tanto, em nome do presidente, fica o convite para quem deseje participar.

Dia de não tomar banho, segundo os mais velhos.

Hoje é Quarta-feira de Trevas, segundo o calendário religioso. Esta data corresponde a aplicação do Ofício de Trevas. O Ofício das trevas é uma obra literária. A ação desta obra, inspirada na cerimónia do tenebrário, uma cerimónia católica medieval que faz parte da celebração da Paixão de Cristo que consiste em ir apagando as velas do tenebrário, até só uma, que representa Cristo, ficar acesa, decorre na nau Gabriel, atracada num porto da Costa dos Escravos, enquanto Lucy, a comandante, espera alguém muito especial, que já embarcou, mas ela não vê. O significado deste dia santo, para os mais velhos, é associado ao fato de entrevar (perder o movimento dos membros) caso tome banho. Não sei se essa explicação foi criada em um tempo que água era difícil no sertão ou se correspondia a uma boa e velha desculpa pra escapar do banho. Não querendo debochar da nossa cultura, sou católico e respeito a Semana Santa, mas é sempre bom a gente ir atrás dos significados.

Netinho é lançado pré-candidato à Prefeitura de São Paulo

O PCdoB de São Paulo lançou nesta segunda-feira o vereador Netinho de Paula como pré-candidato a prefeito para as eleições de 2012. Netinho saiu candidato a senador no ano passado pelo PCdoB, em chapa coligada ao PT. Não foi eleito, mas recebeu 7,77 milhões de votos em todo o Estado. Grande parte do eleitorado de Netinho ficou na capital paulista, onde o cantor e apresentador de TV recebeu 2 milhões de votos. Em 2008, Marta Suplicy e Gilberto Kassab foram ao segundo turno em São Paulo com pouco mais de 2 milhões de votos cada um.
De posse desse 'capital eleitoral', a pré-candidatura deve movimentar o já conturbado cenário político paulistano rumo a 2012. O nome de Netinho é o segundo a ser lançado (Celso Russomanno, do PP, foi lançado na semana passada). Antes disso, a saída do DEM e a criação do PSD pelo atual prefeito Kassab já havia embaralhado as articulações para a sua sucessão em São Paulo. O prefeito, inclusive, vem acenando aproximação com o próprio PCdoB, tradicional aliado do PT: na última sexta-feira, ofereceu ao partido secretaria que vai cuidar de assuntos relacionados à Copa.
O PT, por sua vez, tampouco tem pré-candidato definido para a Prefeitura de São Paulo. São cotados os ministros Aloizio Mercadante e Fernando Haddad, a senadora Marta Suplicy e os deputados federais Jilmar Tatto e Carlos Zaratini.
Enquanto isso, o PSDB vive uma crise interna, após a debandada de seis vereadores do partido, que cristalizou o racha entre kassabistas e alckmistas na Câmara cisão que se agravou principalmente nas últimas eleições municipais de 2008. O nome de José Serra é especulado para a canditatura em 2012, mas está longe de ser confirmado.

Fonte: O Estadão

terça-feira, 19 de abril de 2011

RN registra saldo negativo entre admissões e demissões neste trimestre.

O estado do Rio Grande do Norte ficou negativamente registrado na lista de geração de empregos com carteira assinada. O estado ficou em 4º pior desempenho da região com uma diferença de 2.843 entre os demitidos e os admitidos. No plano nacional, foi registrado um aumento de 583.886 empregos formais neste primeiro trimestre.

Começam a aparecer jovens candidatos a vereador em Currais Novos

O ano de 2012 nem começou e as organizações políticas já preparam seus rumos para a campanha. Partidos como PMDB, PT, PSDC, PR, PCdoB, PDT, entre outros partidos estão preparando seus trunfos para o próximo ano. Os "candidatinhos" também compõem essa tabela de trunfos. Apesar da forte incongruência que existe entre a juventude e a política, ainda existe algum jovem perdido no meio da multidão de "caçiques" que querem se perpetuar no poder como vereador, muitos deles amarram 16 anos de mandato. Certamente temem seguir projetos mais audaciosos por não terem o prestígio necessário para se chegar lá, portanto preferem se encrostar na cadeira do legislativo municipal para garantir um emprego. Muitos desses andam com a reeleição meio ameaçada para 2012, estão perdendo o brilho e a graça da população. Na estruturação dos partidos para o ano seguinte, encontram-se pré-candidatas, pré-candidatos e pré-candidatinhos. O PMDB já mostrou sua carta jovem pra imprensa e assegura que o jovem tem peito e maturidade para assumir uma vaga no legislativo. O PT certamente terá o seu, atualmente representado pelo jovem vereador Odon Jr. que é tido como um dos mais atuantes e almeja chegar ao palácio Raul de Macêdo em 2016. O PCdoB, partido que têm a juventude, o homem do campo, e a classe trabalhadora como bandeira certamente já articula um nome entre os seus pré-candidatos. Os demais partidos também já devem ter seus jovens candidatos sendo preparados para o pleito de 2012. Vamos aguardar! ;P

Acari no Mais Você nesta quinta-feira 21 de abril

Nesta quinta-feira da ceia, segundo o calendário religioso, o Seridó, representado pela cidade de Acari, aparecerá no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga. A matéria foi gravada pela repórter Marília Estevam, que destaca um pouco da história de Acari, de suas peculiaridades culinárias e de seu roteiro turístico.

PSDEM, é questão de sobrevivência!

Uma das coisas que vêm sido mais discutidas desde que o prefeito de São Paulo decidiu fundar uma legenda própria é a questão da sobrevivência do Democratas. O DEM(o) vêm perdendo geometricamente seus seguidores e filiados. Já é grande o número deputados, senadores, prefeitos, vereadores do DEM que estão seguindo os ideais de Kassab. E, como ainda fosse pouco, recentemente perdeu um dos dois governadores. A governadora Rosalba ainda sustenta o taco para não terminar de acabar com seu parceiro, o senador José Agripino.

A única solução que se tem à vista no momento é a fusão do Democratas com o seu bom e velho amigo de várias campanhas, o PSDB. Os dois maiores partidos de direita estão planejando uma fusão com a finalidade de evitar a extinção do DEM dos quadros políticos do Brasil. A governadora do RN, Rosalba Ciarline, argumenta que a função do PSD é de destruir o Democratas. Sei não...mas se um partido tiver sempre ao lado do povo, dificilmente perderá sua soberania. Caso contrário...

Falta material de trabalho nos postos de saúde de Currais Novos.

Na manhã desta terça-feira (19) a situação caótica da saúde pública municipal piorou ainda mais. Durante o expediente, o médico Dr. Eduardo Bastos Pontes se deparou com uma situação inusitada: faltava receituário para prescrição! A (má) administração da secretaria municipal de saúde não dá conta nem de abastecer os pronto-atendimentos com os materiais básicos de operação. O médico citado acima, conhecido por seu jeito impaciente, deixou o local e não realizou mais os atendimentos. A imprensa local foi acionada e logo chegou os materiais no posto de saúde. Infelizmente, não havia mais médico. A população sofre com a falta de segurança. A população sofre com a péssima qualidade da educação. A população sofre com a situção caótica com a saúde. A população sofre, mais ainda, com a falta de um prefeito.

domingo, 17 de abril de 2011

Domingo de Ramos

Hoje é domingo de ramos, no calendário religioso é a comemoração da data em que Jesus entrou em Jerusalém acompanhado de seus fiéis e marca o inicio da Semana Santa.
Em Currais Novos, o domingo de ramos foi celebrado com uma procissão em volta da praça com ator caracterizado e tudo mais.

Os fiéis lotaram a igreja para assistirem à missa que foi celebrada pelo Monsenhor Ônio.

PT e DEM juntos? Acho que não.

Anda rondando uma conversa meio estranha nas resenhas políticas de Currais Novos desde o fim da greve dos professores. Por intermédio da deputada Fátima Bezerra (PT), o prefeito resolveu dar um aumento(zinho) de 5% no salário dos professores. Para isso, ele exigiu uma série de emendas para a deputada petista (em vez do "demista" Felipe Maia). Entre as exigências, destacaram-se um verba complementar de 700 mil para a construção da Creche (que seria) do Parque Dourado, verba para pavimentação de várias ruas, entre outras tantas. Mas o que chamou mais a atenção foi o comentário de que se estava tramando uma aliança entre PT e DEM para as eleições do próximo ano. Segundo os comentários, o vereador petista Odon Jr. seria candidato a vice-prefeito na chapa de Geraldo Gomes (DEM). O vereador João Neto(DEM) ainda exprimiu sua vontade de se juntar com o PT, durante a seção na câmara de vereadores na última terça feira. Segundo ele, seria bom que o PT se juntasse ao DEM "pelo bem de Currais Novos". Odon Jr. não gostou nadinha da idéia. Em defesa, usando a tribuna, o vereador repudiou o comentário do colega dizendo que a deputada não fez mais do que sua obrigação, diferente de muitos outros (Felipe Maia(DEM)) que não mostram gratidão ao voto dos curraisnovenses. Eu, particularmente, desprezo essa possível união até porque conheço muito bem o vereador Odon Jr. e sei é uma pessoa de princípios, jamais iria dividir o palanque com um candidato de um partido que faz oposição de manhã, de tarde e de noite ao seu partido. O blog, dias anteriores, havia conversado com o vereador petista sobre a possibilidade dele sair candidato a vice-prefeito na chapa do PCdoB, com o empresário Medeiros Paulino candidato a prefeito. Como resposta ele disse não querer uma candidatura a prefeito logo em 2012, iria ser candidato à reeleição e em 2016 seria candidato a prefeito (com certeza). Acho que com essa declaração será impossível acontecer a aliança entre o PT e o DEM.

Vamu ou Bora?

Pra você que está pensando em experimentar a boa comida nordestina, uma das opções é o quiosque do Baião de Dois. Aos finais de semana é servido o prato da casa (baião de dois) acompanhado de uma deliciosa picanha ou um saboroso cupim. Além dessas opções são servidos lanches, petiscos, salgados, caldos, sucos, refrigerantes e bebidas. Vale a pena conferir! Av. Sílvio Bezerra de Melo, quiosque nº 5 (Próximo a Yamaha). Te espero por lá.

Currais Novos não é mais a mesma!


De uns tempos desses pra cá (cerca de um ano), tenho percebido uma mudança radical na tradição de cidade pacata que tem Currais Novos. Os índices de criminalidade vêm aumentando a cada dia e cada vez mais vejo curraisnovense indo a óbito por crimes bárbaros. A onda do crack, que já possuiu Natal, invade de maneira descarada na nossa cidade e massacra a juventude nela habitante. A governadora Rosalba Ciarline, que é aliada do prefeito, quando ainda era candidata, tinha a segurança como prioridade e até agora não moveu uma palha para amenizar a situação em Currais Novos. O que se vê é o prefeito e seus aliados fazendo por onde transferir as autoridades competentes simplesmente pelo fato de contrariarem sua maneira de governar. Quem exerce o papel de cidadão, trabalhando de sol-a-sol para garantir o sustento tem seus instrumento de trabalho confiscado à ordem do prefeito (como aconteceu recentemente com o Souzinha). Quem exige que o prefeito cumpra o que manda à lei é discriminado e chamado de VA-GA-BUN-DO. Semana passada (quarta-feira 13-04) um trabalhador rural chega a falecer por falta de atendimento adequado. Depois de um enfarto ele caiu da bicicleta e foi socorrido pelo carro da polícia porque na cidade só tem uma ambulância, que estava em Natal, não resistiu e morreu dentro da viatura da polícia militar. Hoje pela manhã, passando por uma rua, vi uma movimentação e, ao procurar saber, fui informado que havia terminado de acontecer uma briga em via pública entre 4 homens. Segundo informações dos populares todos eram envolvidos com drogas. Mas onde estão as autoridades competentes? O que o governo do estado vai fazer pra amenizar a violência decorrente do tráfico de drogas? E o governo municipal? o que diz sobre isso? Vão esperar as festas tradicionais chegarem (Forronovos, Vaquejada, Festa de Sant'ana e Carnaxelita) para tornar a acontecer mais perturbação, homicídios e outras fatalidades? Ano passado assasinaram um jovem em plena Praça Cristo Rei durante a realização da festa da nossa padroeira Sant'ana. Motivo? Richa entre "gangs" envolvidas com drogas. Enfim, a população curraisnovenses se encontra apavorada com a situação e é surpreendida a cada dia com crimes bárbaros resultantes do tráfico de drogas, da desproporcionalidade entre o número de PM e o número de habitante. Saudades do tempo em que ainda se podia ter aquela boa e velha conversa na calçada de casa... Currais Novos não é mais a mesma!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Espaço Democrático?

Entre os quadros da nova programação da Sidy's TV a cabo de Currais Novos, o programa Espaço Democrático é o mais novo ambiente de discussão política da população curraisnovense. Apresentado pelo Pastor João Batista e pelo seu patrão, o empresário Siderley Menezes, o Espaço Democrático vai ao ar toda sexta-feira às 18:30. Hoje, dia 15 de abril, tive um tempinho pra assistir. O entrevistado do dia era o vereador Marinaldo Francisco (PTB). Notei que Siderley mantinha um tom meio inadequado para apresentador. Ele sempre dava umas respostas meio grosseiras aos participantes, tratava as perguntas do MSN com grosseria. Isso sempre acontecia quando o internauta perguntava algo que já era público e notório para o universo de quem vive a politica, mas para o interneuta era desconhecido. Outro fato que me deixou perplexo foi quando ele chamou a atenção da equipe de produção do programa ao vivo no programa, nada a ver! Eu penso que isso seria coisa de se conversar nos bastidores, mas não ao vivo. O telespectador não tem nada a ver com a história. Eu percebi que o outro apresentador, o Pastor João Batista, bem mais adequado pra o programa, discordava das atitudes do seu "Chefe", mas ficava calado porque "Manda quem pode...obedece quem tem juizo". Enfim, quero parabenizar ao Pastor João Batista pela postura e dicção, e deixar essa crítica construtiva para o amigo Siderley Menezes.

Grande Vaquejada de Tangará - RN

Começou ontem - quinta 14-04 - mais uma edição de uma das maiores festas de gado do RN. A festa é organizada todos os anos pelo Deputado Tomba Farias no parque Theodorico Bezerra e oferece 160 mil em prêmios. A vaquejada de tangará já faz parte do calendário cultural da cidade, assim como em Currais Novos.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE A TRINTA E CINCO CENTAVOS POR ALUNO

Quando se tem compromisso com a educação, competência para gerenciar os recursos, não há desvio de dinheiro, preocupação com a classe estudantil e vontade de realizar o resultado todos sabem.
No IFRN Campus de Currais Novos os alunos estão recebendo merenda de qualidade a um custo de R$ 0,35 per capita.
Um cardápio que envolve frutas tropicais, yogurte, biscoitos e sucos é servido ao alunado do Instituto Federal de RN, Campus de Currais Novos.
Enquanto isso para os alunos da rede municipal de ensino haja cuscuz e o preço... é bom nem falar.

Fonte: Blog do Geraldo Jr.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Agripino: "O preço que nós pagamos por sermos oposição"

Em 1998, na reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso, o PFL tinha 105 deputados. Hoje, o DEM tem 43 deputados. Ou seja: em 13 anos, de nome novo e na oposição, o partido reduziu-se a menos da metade do que foi em seu auge. E a perda pode ser ainda maior com o assédio que o DEM vem sofrendo após a criação do PSD. Uma das estrelas do partido, administrador da maior vitrine que restou ao DEM, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deixa o partido para criar sua própria legenda. E leva com ele, entre outros, uma estrela em ascensão: o candidato a vice-presidente da República na chapa oposicionista de José Serra, Índio da Costa (RJ).

Kassab em São Paulo era a vitrine que restava ao DEM depois da prisão e renúncia do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, que arruinou seu governo e a reputação do seu partido em Brasília ao ser flagrado liderando um dos maiores esquemas de corrupção de que já se teve notícia no país.

Problemas pelos estados. Crises herdadas da gestão anterior no partido, de seu primo em segundo grau, deputado Rodrigo Maia (RJ). Desde que assumiu o partido, tentando apagar com a sua experiência os diversos focos de incêndio que encontrou, o senador José Agripino Maia (DEM-RN) não tem conseguido um minuto de sossego. O emagrecimento do DEM oposicionista em oposição ao PFL governista o amargura. “No Brasil, infelizmente, partidos de oposição têm bem menos chances de sobrevivência”, constata. “Esse é o preço que nós pagamos por sermos oposição”, diz ele.

Adaptado: Robson Pires

Do blog: Se continuar fazendo esse tipo de oposição, a tendência é murchar ainda mais. Não querendo pender pra nenhum lado, mas como ninguém consegue ser totalmente neutro, segundo o ícone da sociologia Max Weber, tenho uma impressão que essa diminuição substancial do numero de parlamentares do PFL/DEM se deve não ao fato de estarem na oposição, mas ao fato de que o governo atual investiu mais, e bem mais, em educação do que o governo anterior onde eles eram situação. Acho que a ideologia do partido Democrata já é obsoleta para a visão de mundo que a nova sociedade possui. É só minha opinião.