Páginas


quinta-feira, 2 de junho de 2011

A ousadia da Juventude, embora adormecida, mostra que ainda existe.


A juventude, assim como os movimentos juvenis, desde os primórdios das civilizações têm mostrado que quando se trata de exercer a cidadania não existe fronteiras. Por mais que em muitos pareça nem existir, todo jovem carrega consigo seu espírito ousado.
Muitos movimentos que são relembrados nos nossos livros de história, teve a participação crucial da juventude. O movimento dos "Caras-Pintadas" é um exemplo do poder que tem a juventude quando unida.
Hoje, nós percebemos que os casos de impunidade e os índices de corrupção são tão numerosos que causa um certo desânimo nos cidadãos comuns, sobretudo nos jovens. Esse desânimo faz com que a sociedade jogue todos os seus direitos pro alto e assista todas essas barbaridades de forma passiva. A corrupção e a violência se tornaram fatos corriqueiros, portanto banais.
Felizmente, vez por outra, quando se percebe um abuso dessa passividade que demonstra a sociedade, a mesma acaba se rebelando contra alguns governantes. Através das mídias sociais a sociedade adiquiriu uma ferramenta muito poderosa de organização, como por exemplo: o #ForaMicarla. Essa expressão do Twitter tem causado um grande movimento em protesto a atual adiministração de Natal. Trata-se de uma hashtag que reúne os que lamentam a péssima gestão que está tendo Natal.
Desde alguns dias os manifestantes tem se organizado impressionantemente em atos públicos em protesto contra a prefeita Micarla. Tais protestos estão repercutindo em mídia nacional e já causa um grande desgaste na adiministração da "Borboleta".
Além dessa hashtag foram criadas a #XoInseto (fazendo referênca ao nome carinhoso pelo qual micarla era chamada durante a sua campanha, a Borboleta), o #ForaRosalba (protestando contra a péssima situação em que se econtra o governo do estado). Tais movimentos podem se espalhar pelo resto do estado, e, caso aconteça, certamente terá seu público garantido em Currais Novos: Está se formando o movimento #ForaGeraldoGomes.
Enfim, são movimentos como estes que alertam os políticos para que não abusem da boa vontade do povo, tendo como consequência um forte desgaste político e pessoal. Dentre tantos movimentos sociais, a Juventude têm mostrado que ainda existe a ousadia característica dentro de cada um, só precisa de um incentivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário