Páginas


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CHEGAMOS EM AGOSTO...


As portas do mês de agosto, descendo a ladeira de 2011, a classe política tende a se movimentar, uma vez que se aproxima a data limite para as filiações partidárias visando o pleito de 2012.

Reuniões, alianças, conversas de pé-de-ouvido, tudo isso vai ser intensificado, sem, contudo, uma definição "definitiva" no tocante ao real quadro do ano vindouro.


AS VAGAS NA CÂMARA MUNICIPAL

A Constituição Federal, emendada, diz que o teto, de acordo com a faixa populacional de Currais Novos, são 13 vereadores, no entanto, uma interpretação diz que esse é o limite, e que compete a própria Câmara estabelecer este limite.

Dizem nas esquinas, que o número de consenso entre os nobres edis é de 11 vagas, sob o argumento de não dividir o "bolo", uma vez que, se fossem 13, haveria prejuízo financeiro para eles próprios, ou seja, estão legislando em causa própria, literalmente.

Sabe-se que o duodécimo já foi reduzido, desde o ano de 2010, de 8% para 7%, reduzindo o repasse para o poder Legislativo, e que teve desdobramentos como demissões e redução de despesa.

O certo é que tudo será decidido até setembro, convém aguardar.

OS CANDIDATOS A PREFEITO

Até o momento são três as candidaturas colocadas a mesa, o atual Prefeito, Geraldo Gomes (DEM), a atual vice, Milena Galvão (PP de mudança para o PMDB) e o ex-prefeito Zélins (PR), o ex-vereador Medeiros também sinalizou que seria candidato, ele está desfiliado, e o vereador Odon Jr. foi citado em uma pesquisa divulgada a poucos dias.

Geraldo é candidato natural, a legislação permite, e salvo melhor entendimento, apenas a sua condição física e de saúde, poderia fazê-lo rever da idéia de conquistar o seu quinto mandato, a seu favor conta a sua história de bom administrador e de home sério, além de nunca ter perdido uma disputa eleitoral para prefeito enquanto candidato.

A vice-prefeita Milena Galvão, teve a sua importância na difícil eleição de 2008, principalmente arregimentando a militância, e também conferindo ares de juventude e ação, somando a experiência e confiabilidade da imagem de Geraldo. Atualmente, está distanciada do Prefeito, processo iniciado ao término da eleição de 2010, quando alguns de seus fiéis seguidores foram exonerados de funções e cargos de confiança da administração municipal.

O ex-prefeito Zélins é pré-candidato declarado, foi candidato em 2000, 2004 e 2008, e só não será em 2012 se a justiça o impedir, hoje, segundo as pesquisas, estaria em boa posição para reconquistar o Poder Executivo Municipal, carismático e populista, qualidades que não foram suficientes para garantir a sua reeleição em 2008, quando não obteve êxito, pela segunda vez, contra Geraldo Gomes.

AS PERGUNTAS

Se Geraldo não for candidato, qual seria o nome do seu sistema para sucedê-lo?

Milena é realmente candidata, uma vez que era candidata em 2004, foi vice de Mario Nóbrega, era candidata em 2008, foi (é) vice de Geraldo ?

Zélins pode ser realmente candidato, e se não puder, quem será o candidato do seu grupo, a sua ineligibilidade atingiria o seu vice, Vilton Cunha?

Existe a possibilidade de Milena compor chapa com Zélins ou com alguém do seu grupo, ou vice-versa?

Surgirá algum nome novo (a este cenário) para disputar, com competividade, a eleição majoritária de 2012?

Blog Tá Na Boca do Povo

Comentário do Blog: Agosto realmente será um mês de muita movimentação, negociação e acordos. Também é o mês de o eleitor analisar quem fará política com interesse na população ou em seu próprio benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário