Páginas


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Povoado do Totoró é um bom sinal de desenvolvimento, falta apenas que o poder público tenha capacidade de traduzi-lo.

Conhecido como marco inicial do surgimento do município de Currais Novos, o povoado Totoró representa uma grande oportunidade de desenvolvimento para a população daquela parcela da zona rural. A região oferece espaço tanto para o turismo ecológico, como para o turismo de aventura. As regiões circunvizinhas ao povoado, como os povoados Trangola e Namorados, dispõem de um enorme acervo arqueológico e cultural que vem sendo preservado pelos moradores como forma de lembrar um passado, que apesar de difícil, mostra os prazeres da vida sertaneja.
A zona rural é sempre conhecida pelo jeito simples de demonstrar belezas exuberantes, além da hospitalidade dos simples habitantes do campo, que apesar das mãos calejadas do trabalho com a enxada e com o fação e do semblante expressivo de sofrimento, sempre resguarda um sorriso de "Seja Bem Vindo" aos que ali chegam para lhes visitar.




A hospitalidade, a culinária, o clima agradável, as belezas naturais, as trilhas por entre as serras, e as reservas arqueológicas são sinais de desenvolvimento que englobam desde o mais jovem ao mais idoso dentro desse contexto, mas que necessitam da capacidade de tradução da parte do poder público no sentido de promover a transformação da atual realidade. O turismo, hoje, é mais nova e forte fonte econômica do nosso estado e está, cada vez mais, se interiorizando pelo resto do território potiguar. Eu acho que somente tomando medidas paliativas anualmente para tentar melhorar o acesso, que fica cada vez mais difícil, não é o melhor caminho para traduzir esses sinais. É necessário que se busquem alternativas unido as esferas municipal, estadual e da união para constituir um projeto viável que ofereça a infra-estrutura, a capacitação dos jovens e, de certa forma, promova um marketing para que, então, se possa promover qualidade de vida aos moradores e uma boa opção de destino aos que procuram um bom lugar para viajar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário