Páginas


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Fortes chuvas no seridó: Alegria, espectativa...medo, insegurança!

Desde a semana passada o seridó vêm recebendo boas notícias acerca da cheia dos reservatórios de água. O ano de 2010 teve um período chuvoso irregular, trazendo alguns prejuízos aos que residem na zona rural e preoculpação aos da cidade. Embora tenha chegado tarde, o "inverno" pegou o mês de maio pra fazer água. Muitos acreditavam que 2011 seria mais um ano de estiagem e que a situação do abastecimento das cidades iria ficar complicada.
Graças ao Criador, as chuvas chegaram ao seridó com a missão de garantir a tranquilidade desse povo por mais 2 anos.
O que é tranquilidade e alegria para uns, para outros se torna motivo de preoculpação e desespero. Desde o início desta semana, devido as fortes chuvas, muita gente está em situação de risco com as enchentes dos rios.
Em Currais Novos, o açude do Totoró começou a transbordar na semana passada. Logo em seguida, recebendo as águas da sangria do antecessor, o açude do Totoró de Baixo também atingiu sua capacidade máxima de armazenamento. Até aí tudo bem. Ajuda o Gargalheiras a "sangrar" também. O problema começou ontem (17-05) pela manha, o maior açude de Currais Novos atingiu o nível máximo e deu início a fuga pela vida dos que residem próximo ao cruzamento do Rio São Bento com o Rio Totoró. Se aumentar a lâmina de sangria, muita casa ficará debaixo d'água.
Pelo Seridó a fora a situação não é diferente, em Caicó ela está ainda pior. Com a cheia do Rio Barra Nova, muita gente já abandonou suas moradias. Em Acari a expectativa é uma só: O Garagalheiras transbordará há qualquer momento! E por aí outros reservatórios vão renovando suas águas, como o Boqueirão, o Itans...trazendo muita alegria para uns e insegurança para outros.

Sangria do açude do Totoró


Gargalheira prestes a transbordar


Currais Novos tranquila por 2 anos, preoculpação para outros


Há qualquer momento um dos mais belos espetáculo das águas


Nenhum comentário:

Postar um comentário