Páginas


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nota de repúdio de um estudante de Geografia da UFRN

Quem tem acesso às redes sociais já deve ter se deparado com o seguinte termo: Rio GREVE do Norte. Bem, essa foi uma das sutis formas – não tão sutis - que os twitteros de plantão e adeptos de sites de relacionamento encontraram para protestar contra a situação de caos público que toma conta do nosso estado. Em Natal, a situação não é diferente: como se já não bastasse a greve dos professores, da polícia civil, do Detran e da Tributação, agora a classe dos motoristas e cobradores de ônibus suspendeu parte de suas atividades. Não quero aqui condenar a greve dessa parcela, aliás eu concordo com ela e compreendo os seus motivos, mas sim expor as dificuldades - que já eram muitas antes da greve - daquela população que depende desse serviço para chegar ao seu trabalho, às instituições de ensino, enfim, locomover-se pela cidade e áreas vizinhas.

Nas paradas de ônibus é frequente encontrarmos pessoas esperando mais de uma hora para pegar um coletivo já lotado, o acesso à zona Norte piorou, o próprio IFRN suspendeu as aulas até o próximo dia 25 devido à greve, que dificulta o acesso dos alunos à instituição. Na UFRN, o quadro não é muito diferente: além da redução do número de circulares rodando no campus, as aulas, pelo menos no horário noturno, estão sendo suspensas, tendo em vista que boa parte das linhas está encerrando-se a partir das nove da noite. Resultado: os alunos são prejudicados diretamente, já que muitos deles dependem do transporte coletivo para dirigirem-se até o campus, os professores estão sendo “obrigados” a modificar seus cronogramas de trabalho, além da perda de aprendizado por parte dos primeiros. Ah! Sem falar que o trânsito está mais lento, dado o aumento do número de carros circulando, ou seja, as pessoas que não dependiam de coletivos estão sendo prejudicadas também.

A minha pergunta é: onde está a administração nessas horas?? Pode deixar que eu respondo: Micarla foi flagrada na noite paulistana, Rosalba... Bem, essa deve tá bem longe do inferno que a população está vivenciando diariamente. O Estado está um caos só, e os governantes parecem estar alheios a tudo, mesmo com os problemas batendo na porta de suas casas todos os dias. O lado positivo disso tudo: na próxima eleição já sabemos em quem não votar, não é verdade???

Joábio Alekson, estudante do curso de Geografia/UFRN, curraisnovense que reside em Natal

Do Blog: Parabenizamos o amigo Joábio pela forma brilhante como retratou através das palavras a realidade de uma cidade que vive sem brilho há alguns anos. Queremos agradecer pela colaboração e deixar claro que este espaço estará sempra aberto a todos os cidadão que também queiram denunciar os fatos e situações que diminuem a qualidade de vida da sociedade.
Anderson Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário